
Uma grande vontade minha desde que comecei a escrever este blog foi montar um grupo para reunir pessoas interessadas em apreciar uma boa comida, bons vinhos e curtir momentos descontraídos.
Com muita alegria, no dia 3 de janeiro, aconteceu a primeira edição da Confraria Wine´n Food onde o tema foi o churrasco, mais especificamente,a bisteca Fiorentina. A segunda edição já está confirmada e o prato escolhido foi o talharim ao ragu de carne. Não vejo a hora.

A bisteca Fiorentina, bastante popular na gastronomia da região da Toscana, é um delicioso corte bovino com osso onde podem ser degustados três grupos musculares diferentes: Filé mignon, alcatra e contra filé. As peças desta bisteca vem em média com 1 kg - 1,3 kg e exigem um pouco mais de técnica em seu preparo. Por se tratar de uma peça grossa, este corte, deve ser primeiramente selado a 15cm da brasa e posteriormente levantada a 30cm para que seja a feita a cocção correta de seu interior.
Para acompanhar a bisteca foi servido de aperitivo uma linguiça assada com queijo provolone e páprica picante e como acompanhamentos, abobrinha, cebola e batata doce braseados.

A ESTRELA DA NOITE
La Bogliona Barbera D´asti Superiore
Safra: 2010
Denominação de Origem: Barbera d’Asti Superiore Grand Cru
Vinícola: Antica Casa Scarpa País: Itália - Piemonte
Castas: 100% Barbera D´asti
Vinho elegante, necessita ser aberto pelo menos 1 hora antes de ser degustado e é definitivamente é um vinho gastronômico. Possui potencial de guarda de até 20 anos e é composto 100% de Barbera D´asti. Estagia 36 meses em barricas de carvalho e depois passa mais 36 meses engarrafado antes de sua comercialização Sua graduação alcoólica é de 14%.
Visual: um belíssimo tom rubi intenso
Aroma: frutas vermelhas e ameixa
Paladar: aveludado e com acidez característica desta casta: perfeito,um belíssimo exemplar do Piemonte.

A BOA SURPRESA DA NOITE
Mediterrâneo
Safra: 2013
Castas: Grenache,Syrah,Marssane,Carignan e Roussane.
Vinícola: Morandé
País: Chile
Um vinho encantador, potente, frutado, daqueles que você termina a garrafa e quer abrir outra. Este vinho faz parte de um projeto diferente da Vinícola Morandé denominado Morandé Adventure. É Um blend composto pelas uvas Grenache (54%),Syrah (22%), Marsanne (4%), Carignan (17%) e Roussane (3%). Descansa 14 meses em barricas de carvalho francês (das quais 25% são novas) e possui graduação alcoólica de 15%.
Visual: Coloração cereja intenso
Aroma: Frutas vermelhas, cereja e framboesa
Paladar: Suculento,frutados, taninos e acidez super equilibrados.

Encostas de Estremoz Reserva
Safra: 2009
Vinícola: Encostas de Estremoz
Castas:Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Touriga Franca
País: Portugal- Alentejo
Típico alentejano. Composto pelas uvas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Touriga Franca. Descansa por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e depois mais 8 meses de descanso na garrafa antes da comercialização. Potente e gordo na boca. Sua graduação alcoólica é de 13,7%.
Visual: Rubi intenso
Aromas: Frutas negras e café.
Paladar: Média acidez e taninos mais destacados.

Vinho: Manos Negras Malbec
Safra:2013
Castas: Malbec
Vinícola: Bodega Manos Negras
País: Argentina-Altamira
Se uma palavra pudesse definir esse vinho ela seria: Mendoncino.
Vinho 100% Malbec,frutado, potente e encorpado. Passa 9 meses em barricas de carvalho francês e possui graduação alcoólica de13,8%.
Visual: Cereja negra
Aroma: Frutas negras, cereja e amora
Paladar: Acidez e taninos equilibrados e bastante frutado.

Vinho: Lote 43
Safra: 2012
Castas: Merlot e Cabernet Sauvignon
Vinícola: Miolo
País: Brasil- Vale dos Vinhedos RS
Belíssimo nacional,composto pelas uvas Merlot e Cabernet Sauvignon. Encorpado, passa por 12 meses em barricas de carvalho francês.
Visual: Rubi intenso
Aroma: Vinho com o aroma mais peculiar que senti até hoje, além de notas de tabaco e ameixa, senti um cheiro que lembrava muito fralda de bebê quando come mamão. Admito que isso é muito esquisito.
Paladar: Estruturado,possui acidez e taninos equilibrados.

Vinho: Pyros Barrel Selected 160
Safra: 2014
Castas: Syrah
Vinícola: Bodegas Callia
País: Argentina - San Juan
Um belo Syrah de uma região argentina que eu ainda não havia experimentado. Ele foge um pouco do frutado mendoncino mas mesmo assim tem bastante fruta como característica.Descansa por 12 meses em barricas de carvalho é e potente, com 14,4% de teor alcoólico e sedoso na boca.Uma ótima experiência.
Visual: Roxo intenso
Aroma: Geleia de frutas vermelhas maduras
Paladar: Taninos e acidez equilibrados com um final adocicado.